Português com Duda Nogueira

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Sou Duda Nogueira, professora de Língua Portuguesa para concursos públicos no curso EuVouPassar, autora e coordenadora de vários livros na Editora JusPodivm.
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CESGRANRIO - orientações e questões comentadas

24/02/2016
Duda Nogueira

Olá, leitores e alunos!

Vocês pediram e seguem algumas considerações sobre as provas de CESGRANRIO.

 

1. Assuntos exigidos nas últimas provas - em ordem decrescente:

•    Interpretação de texto
•    Coesão e coerência - Construção frasal
•    Período composto
•    Verbo
•    Concordância
•    Pontuação
•    Pronome
•    Crase
•    Ortografia
•    Classes gramaticais
•    Regência
•    Redação oficial
•    Acentuação

 

2. Ordem de estudos

Acentuação
Ortografia
Pronome
Verbo
Complemento - outras classes gramaticais
Análise sintática
Período composto
Concordância
Regência
Crase
Pontuação
Coesão e coerência - Construção frasal
Interpretação de texto
Redação oficial (ver no edital se será exigida)
Figuras de linguagem (ver no edital se serão exigidas)

 

3. Questões recentes - com gabarito comentado

Como a banca exige os assuntos

 

ORTOGRAFIA e ACENTUAÇÃO

01. No seguinte período, a palavra em destaque está grafada de acordo com a ortografia oficial:

(A) O sindicato se preocupa com o aspécto educativo da cartilha.

(B) Várias entidades mantêm convênio conosco.

(C) O consumidor tem de ser consciênte de seu papel de cidadão.

(D) O substântivo que traduz essa cartilha é “seriedade”.

(E) No rítmo em que a sociedade caminha, em breve exerceremos plena cidadania.

 

GABARITO: B

A banca menciona ortografia oficial e exige acentuação e concordância.

- O verbo “manter” é conjugado como o verbo “ter”, que possui acento diferencial se usado no plural:

Várias entidades (sujeito) mantêm (têm) convênio.  

 

CLASSES GRAMATICAIS

2. No trecho “Batizada de Boas Vendas, Boas Compras! – Guia prático de direitos e deveres para 

lojistas e consumidores, a publicação destaca os principais pontos do Código de Defesa do Consumidor

(CDC)”, são palavras de classes gramaticais diferentes

(A) vendas compras

(B) prático principais

(C) publicação pontos

(D) direitos lojistas

(E) deveres destaca

 

GABARITO: E

– direitos e deveres = os deveres: substantivo (nomeia e pode vir acompanhado do artigo);

- a publicação destaca = verbo “destacar” no presente do indicativo (eu destaco, tu destacas, ele destaca).

 

PRONOME

3. A colocação do pronome destacado atende às exigências da norma-padrão da Língua Portuguesa em:

(A) Os clientes mais exigentes sempre comportaram-se bem diante das medidas favoráveis

oferecidas pelos bancos.

(B) Efetivando-se os pagamentos com moedas virtuais, os clientes terão confiança para

utilizar esse recurso financeiro.

(C) Os usuários constantes da internet não enganam-se a respeito das vantagens do

comércio on-line.

(D) É preciso observar que a população interessa-se pelas formas de aprendizagem condizentes

com a sua cultura.

(E) Os turistas tinham organizado-se para viajar quando as condições econômicas melhorassem.

 

GABARITO: B

Não há possibilidade de iniciar frase com pronome oblíquo, ou seja, é proibido o uso da próclise (pronome antes do verbo).

 

VERBO

4. O verbo obter está empregado de acordo com a norma- padrão em:

(A)  Quando eles obterem êxito, a situação da Amazônia melhorará bastante.

(B)  A manifestação dos representantes da Amazônia legal obtêm bons resultados.

(C)  Caso obtenham novos recursos, as cadeias produti­vas continuarão proliferando.

(D)  Na floresta, obtém-se materiais para diversas pesqui­sas científicas.

(E)  Seria necessário que os empresários obtessem licen­ça para atuar nessa área.

 

GABARITO: C

Obter vem do verbo ter = tenham e obtenham (presente do subjuntivo).

 

PERÍODO COMPOSTO

5. O conector que classifica-se diferentemente do que se destaca em "coisas que você deve fazer" em:

(A)  "Eu, que não apostei na Mega-Sena"

(B)  "coisas que a gente precisa porque precisa fazer"

(C)  "lugares que você deve conhecer"

(D)  "os cem pratos que você deve provar"

(E)  "terem a certeza absoluta de que você vai morrer" 

 

GABARITO: E

Ter certeza absoluta de algo (disto): a informação será mencionada e cabe o pronome demonstrativo catafórico isto.

Temos uma conjunção integrante ligando a oração principal à oração subordinada substantiva completiva nominal.

Na frase do enunciado, o que retoma o substantivo coisas e pode ser substituído por as quais, ou seja, é

pronome relativo = coisas as quais você deve fazer. 

 

CONCORDÂNCIA

6. Após ler o texto, que é uma reportagem, um funcionário do jornal decidiu enviá-lo por e-mail a um colega, mas,

além do texto completo, ele resolveu também anexar uma imagem com a capa do jornal. A mensagem enviada

tinha, porém, uma concordância que desrespeitava a norma-padrão.

Essa concordância equivocada está exemplificada em:

(A) Mando-lhe dois arquivos alusivos à matéria mencionada em epígrafe.

(B) Segue os dois arquivos que mencionei sobre a cartilha do consumidor.

(C) Envio dois arquivos atachados referentes aos itens que mencionei acima.

(D) Veja nos anexos os dois arquivos sobre a matéria mencionada.

(E) Anexo nesta mensagem dois arquivos relacionados com a reportagem.

 

GABARITO: B

Encontrar o sujeito é o primeiro passo.

O que seguem? Os dois arquivos = sujeito.

O segundo passo é colocar a oração na ordem direta: Os dois arquivos que mencionei seguem.

 

REGÊNCIA

7. De acordo com as regras de regência verbal estabelecidas pela norma-padrão da Língua Portuguesa,

o elemento destacado está adequadamente empregado em:

(A) Os inadimplentes infringem aos regulamentos estabelecidos pelas financeiras ao deixar de cumprir

os prazos dos empréstimos.

(B) Os comerciantes elogiaram aos bancos às medidas tomadas a favor de seus empreendimentos.

(C) Vários executivos procuram realizar cursos de especialização porque cobiçam aos estágios mais

avançados da carreira.

(D) Os funcionários mais graduados das grandes empresas aspiram aos melhores cargos tendo em vista

o aumento de seu poder aquisitivo.

(E) Algumas grandes empresas responsáveis pelas redes sociais ludibriam aos princípios estabelecidos

por lei ao permitir postagens agressivas.

 

GABARITO: D

O verbo aspirar está no sentido de almejar, desejar, pretender e exige a preposição “a”, sendo um verbo transitivo indireto.

É transitivo direto no sentido de inalar, sorver, tragar (ar, perfume, pó, etc.)

 

CRASE

Trecho para responder à questão.

(...) “O consumidor é o nosso foco. É importante informá-lo dos seus direitos”, disse o empresário,

ressaltando que conhecer bem o CDC é vital não só para os lojistas, mas também para seus fornecedores.

Jornal do Commercio. Rio de Janeiro. 08 abr. 2014, A-9. Adaptado.

 

8. De acordo com a norma-padrão, se fosse acrescentado

ao trecho “disse o empresário” um complemento informando a quem ele deu a declaração, seria empregado

o acento indicativo de crase no seguinte caso:

(A) imprensa especializada

(B) todos os presentes

(C) apenas uma parte dos convidados

(D) suas duas assessoras de imprensa

(E) duas de suas secretárias

 

GABARITO: A

Para facilitar, coloquemos na ordem direta: O empresário (sujeito) disse “O consumidor é o nosso foco.

É importante informá-lo dos seus direitos” (objeto direto = algo) à imprensa (objeto indireto = a alguém).

Substituindo por um substantivo masculino, resulta em ao e isso significa que há junção de preposição

mais artigo: O empresário disse ao homem.

 

PONTUAÇÃO

Trecho para responder à questão.

(...) “A partir da conscientização de consumidores e lojistas sobre seus direitos e deveres, queremos contribuir

para o crescimento sustentável das empresas, tendo como base a ética, a qualidade dos produtos e a boa prestação

de serviços ao consumidor”, explicou o presidente do SindilojasRio e do CDL-Rio, Aldo Gonçalves. (...)

Jornal do Commercio. Rio de Janeiro. 08 abr. 2014, A-9. Adaptado.

 

9. Considere-se a hipótese de que, antes de publicado no jornal, o texto foi revisto pelo seu editor, que propôs

a alteração do trecho “‘tendo como base a ética, a qualidade dos produtos e a boa prestação de serviços

ao consumidor’”, pois o texto original continha uma vírgula antes da conjunção e.

Se for considerado que ele se baseou nas regras de emprego da vírgula adequado à norma-padrão, a decisão

do editor levou em conta a

(A) proibição de colocar vírgula antes da conjunção e.

(B) recomendação de separar por vírgula os elementos de uma enumeração.

(C) interpretação de que a ênfase criada pela vírgula antes do era desnecessária.

(D) obrigatoriedade de colocar vírgula apenas nos elementos iniciais de uma enumeração.

(E) suposição de que a vírgula criaria um efeito de ambiguidade no texto.

 

GABARITO: C

– Usa-se a vírgula antes da conjunção:

- quando a conjunção aditiva coordena orações de sujeitos diferentes nas quais a leitura fluente pode

ser prejudicada pela ausência da pontuação.

Esse tipo de sequência, em alguns casos, pode produzir a ambiguidade sintática:

“Ela comprou as aulas, e os livros foram comprados por ele”.

Sem a vírgula, pode ter a ideia de Ela comprou as aulas e os livros.

- nas repetições enfáticas da conjunção (polissíndeto): “E anda, e corre, e vira, e volta, e não sai do lugar”.

A repetição insistente da conjunção “e” tem a intenção de provocar um efeito estético. 

 

COESÃO TEXTUAL - construção frasal

Texto para responder às questões.

Moeda digital deve revolucionar a sociedade

Nas sociedades primitivas, a produção de bens era limitada e feita por famílias que trocavam seus produtos de subsistência 

através do escambo, organizado em locais públicos, decorrendo daí a origem do termo “pregão” da Bolsa. Com o passar

do tempo, especialmente na antiguidade, época em que os povos já dominavam a navegação, o comércio internacional se

modernizou e engendrou a criação de moedas, com o intuito de facilitar a circulação de mercadorias, que tinham como lastro 

elas mesmas, geralmente alcunhadas em ouro, prata ou bronze, metais preciosos desde sempre.

A Revolução Industrial ocorrida inicialmente na Inglaterra e na Holanda, por volta de 1750, viria a criar uma quantidade de

riqueza acumulada tão grande que transformaria o próprio dinheiro em mercadoria. Nascia o mercado financeiro em Amsterdã, 

que depois se espalharia por toda a Europa e pelo mundo. A grande inovação na época foi o mecanismo de compensação

nos pagamentos, mais seguro e prático, no qual um banco emitia uma ordem de pagamento para outro em favor de

determinada pessoa e esta poderia sacá-la sem que uma quantidade enorme de dinheiro ou ouro tivesse de ser transportada

entre continentes. Essa ordem de pagamento, hoje reconhecida no mundo financeiro como “título cambial”, tem como

instrumento mais conhecido o cheque, “neto” da letra de câmbio, amplamente usada pela burguesia em transações

financeiras na alta idade média. A teoria nos ensina que são três as suas principais características: a cartularidade,

a autonomia e a abstração.

Ora, o que isso tem a ver com bitcoins? Foi necessária essa pequena exegese para refletirmos que não importa a

forma como a sociedade queira se organizar, ela é sempre motivada por um fenômeno humano. Como nos ensina

Platão, a necessidade é a mãe das invenções. Considerando o dinamismo da evolução da sociedade da informação,

inicialmente revolucionada pela invenção do códex e da imprensa nos idos de 1450, que possibilitou na Idade Média

o armazenamento e a circulação de grandes volumes de informação, e, recentemente, o fenômeno da internet, que

eliminou distâncias e barreiras culturais,

transformando o mundo em uma aldeia global, seria impossível que o próprio mundo virtual não desenvolvesse sua

moeda, não somente por questão financeira, mas sobretudo para afirmação de sua identidade cultural.

Criada por um “personagem virtual”, cuja identidade no mundo real é motivo de grande especulação, a bitcoin,

resumidamente, é uma moeda virtual que pode ser utilizada na aquisição de produtos e serviços dos mais diversos no

mundo virtual. Trata-se de um título cambial digital, sem emissor, sem cártula, e, portanto, sem lastro,

uma aberração no mundo financeiro, que, não obstante isso, tem valor.

No entanto, ao que tudo indica, essa questão do lastro está prestes a ser resolvida. Explico. Grandes corporações

começam a acenar com a possibilidade de aceitar bitcoins na compra de serviços. Se a indústria pesada da tecnologia

realmente adotar políticas reconhecendo e incluindo bitcoins como moeda válida, estará dado o primeiro passo para a

criação de um mercado financeiro global de bitcoins. Esse assunto é de alta relevância para a sociedade como um todo

poderá abrir as portas para novos serviços nas estruturas que se formarão não somente no mercado financeiro,

em todas as suas facetas — refiro-me à Bolsa de Valores, inclusive, bem como em novos campos do direito e na

atividade estatal de regulação dessa nova moeda.

Certamente a consolidação dos bitcoins não revogará as outras modalidades de circulação de riqueza criadas ao

longo da história, posto que ainda é possível trocar mercadorias, emitir letras de câmbio, transacionar com moedas

e outros títulos. Ao longo do tempo aprendemos também que os instrumentos se renovaram e se tornaram mais

sofisticados, fato que constitui um desafio para o mundo do direito.

AVANZI, Dane. UOL TV Todo Dia.

Disponível em: .

Acesso em: 09 ago. 2015. Adaptado.

 

10.No texto, a palavra ou expressão a que o termo destacado se refere está corretamente explicitada entre colchetes em:

(A) “A teoria nos ensina que são três as suas principais características” (segundo parágrafo) [ordem de pagamento]

(B) “Criada por um ‘personagem virtual’, cuja identidade no mundo real é motivo de grande especulação” (quarto parágrafo)

[moeda virtual]

(C) “trocavam seus produtos de subsistência através do escambo, organizado em locais públicos, decorrendo daí a

origem do termo ‘pregão’ da Bolsa” (primeiro parágrafo) [produção de bens]

(D) “ela é sempre motivada por um fenômeno humano” (terceiro parágrafo) [essa pequena exegese]

(E) “o que isso tem a ver com bitcoins?” (terceiro parágrafo) [transação financeira virtual]

 

GABARITO: A

Características de quê? Voltando ao trecho anterior no texto, a referência é encontrada:

Essa ordem de pagamento, hoje reconhecida no mundo financeiro como “título cambial”,

tem como instrumento mais conhecido o cheque, “neto” da letra de câmbio, amplamente usada

pela burguesia em transações financeiras na alta idade média.

A teoria nos ensina que são três as suas principais características = as características da ordem de pagamento.

 

11. No texto, a palavra ou expressão a que se refere o termo

destacado está expressa adequadamente entre colchetes em

(A) “a produção de bens era limitada e feita por famílias que trocavam seus produtos” (primeiro parágrafo)

[sociedades primitivas]

(B) “poderá abrir as portas para novos serviços nas estruturas que se formarão não somente no mercado

financeiro, em todas as suas facetas” (quinto parágrafo) [as portas]

(C) “com o intuito de facilitar a circulação de mercadorias, que tinham como lastro elas mesmas.”

(primeiro parágrafo) [moedas]

(D) “Nascia o mercado financeiro em Amsterdã, que depois se espalharia por toda a Europa e pelo mundo.”

(segundo parágrafo) [Amsterdã]

(E) “uma aberração no mundo financeiro, que, não obstante isso, tem valor.” (quarto parágrafo)

[mundo financeiro]

 

GABARITO: C

Questão de coesão textual (pronome relativo). Impossível resolver a questão sem voltar ao texto.

- Na “c”, há intercalação – termos entre vírgulas – e passa a ser obrigatório reler o primeiro parágrafo:

Com o passar do tempo, especialmente na antiguidade, época em que os povos já dominavam a navegação, 

o comércio internacional se modernizou e engendrou a criação de moedas, com o intuito de facilitar a 

circulação de mercadorias, que tinham como lastro elas mesmas.

                O que tinham como lastro elas mesmas? As moedas.

                Ordem direta: As moedas tinham como lastro elas mesmas.  

 

INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

Texto para responder às questões.

Cartilha orienta consumidor

Lançada pelo SindilojasRio e pelo CDL-Rio, em parceria com o Procon-RJ, guia 

destaca os principais pontos do Código de Defesa do Consumidor (CDC),

selecionados a partir das dúvidas e reclamações mais comuns recebidas 

pelas duas entidades

O Sindicato de Lojistas do Comércio do Rio de Janeiro (SindilojasRio) e o Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDL-Rio)

lançaram ontem uma cartilha para orientar lojistas e consumidores sobre seus direitos e deveres. Com o objetivo de dar mais

transparência e melhorar as relações de consumo, a cartilha tem apoio também da Secretaria Estadual de Proteção e Defesa

do Consumidor (Seprocon)/Procon-RJ.

Batizada de Boas Vendas, Boas Compras! – Guia prático de direitos e deveres para lojistas e consumidores, a publicação

destaca os principais pontos do Código de Defesa do Consumidor (CDC), selecionados a partir das dúvidas e reclamações

mais comuns recebidas, tanto pelo SindilojasRio e CDL-Rio, como pelo Procon-RJ.

“A partir da conscientização de consumidores e lojistas sobre seus direitos e deveres, queremos contribuir para o

crescimento sustentável das empresas, tendo como base a ética, a qualidade dos produtos e a boa prestação de

serviços ao consumidor”, explicou o presidente do SindilojasRio e do CDL-Rio, Aldo Gonçalves.

Gonçalves destacou que as duas entidades estão comprometidas em promover mudanças que propiciem

o avanço das relações de consumo, além do desenvolvimento do varejo carioca.

“O consumidor é o nosso foco. É importante informá-lo dos seus direitos”, disse o empresário, ressaltando

que conhecer bem o CDC é vital não só para os lojistas, mas também para seus fornecedores.

Jornal do Commercio. Rio de Janeiro. 08 abr. 2014, A-9. Adaptado.

 

12. A comparação do título da reportagem com o texto integral permite afirmar que o

(A) texto pode provocar dúvidas nos leitores porque contém muitas siglas desconhecidas.

(B) texto contradiz o título, pois desqualifica a orientação aos consumidores.

(C) título é inteiramente fiel ao conteúdo do texto, cujo foco é especificamente a defesa dos consumidores.

(D) texto e o título focalizam os consumidores como o público-alvo da cartilha.

(E) título destaca apenas parcialmente o conteúdo da cartilha de orientação.

 

GABARITO: E

O título é incompleto por citar apenas o consumidor; no texto fica evidente que a cartilha é importante também

aos lojistas e a seus fornecedores.

Trechos que confirmam: lançaram ontem uma cartilha para orientar lojistas e consumidores sobre seus 

direitos e deveres; A partir da conscientização de consumidores e lojistas sobre seus direitos e deveres...;

ressaltando que conhecer bem o CDC é vital não só para os lojistas, mas também para seus fornecedores.

 

13. A matéria informa que as orientações contidas na cartilha levaram em consideração alguns dados objetivos.

Que dados são esses?

(A) As queixas dos consumidores diante da má qualidade de atendimento dos lojistas

(B) As desculpas dos lojistas diante da grande quantidade de reclamações dos consumidores

(C) As queixas e as dificuldades declaradas tanto por compradores como por vendedores

(D) O índice elevado de prejuízos dos varejistas diante da falta de pagamento dos consumidores

(E) As pesquisas feitas por especialistas em técnicas de consumo e vendas

 

GABARITO: C

No texto: lançaram ontem uma cartilha para orientar lojistas e consumidores sobre seus direitos e deveres; 

a publicação destaca os principais pontos do Código de Defesa do Consumidor (CDC), selecionados a partir 

das dúvidas e reclamações mais comuns recebidas.

 

REDAÇÃO OFICIAL

14. Em redações oficiais, é certo

(A) identificar o autor da correspondência com seu nome e cargo abaixo da assinatura.

(B) escolher a forma de tratamento "Vossa Senhoria", se o destinatário for mulher.

(C) fechar o texto com "respeitosamente", para pessoas do mesmo nível hierárquico.

(D) usar a expressão "Digníssimo Senhor" para o destina­tário em posição hierárquica superior.

(E)  usar o pronome "vosso", no caso de ter sido escolhida a forma de tratamento "Vossa Excelência".

 

GABARITO: A

Excluídas as comunicações assinadas pelo Presidente da República, todas as demais comunicações oficiais devem 

trazer o nome e o cargo da autoridade que as expede, abaixo do local de sua assinatura. 

A forma da identificação deve ser a seguinte:

(espaço para assinatura)
Nome
Chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República

 

 

FIGURAS DE LINGUAGEM

Questão inédita

15. (Duda Nogueira) Assinale a alternativa que corretamente define a figura de linguagem empregada no trecho.

a) Não leu Ariano Suassuna. (personificação)

b) Faltei com a verdade ao dizer que fui bem na prova. (ironia)

c) Tende piedade, Senhor, de todas as mulheres
Que ninguém mais merece tanto amor e amizade
Que ninguém mais deseja tanto poesia e sinceridade
Que ninguém mais precisa tanto de alegria e serenidade. - Vinícius de Moraes. (anáfora)

d) Agora, o cheiro áspero das flores
leva-me os olhos por dentro de suas pétalas. - Cecília Meireles. (gradação)

e) Acordo para a morte.
Barbeio-me, visto-me, calço-me. - Carlos Drummond de Andrade (polissíndeto)

 

GABARITO: C

Anáfora consiste na repetição de palavras ou expressões com o objetivo de enfatizar uma ideia.

Na poesia de Vinícius de Moraes: Que ninguém mais, Que ninguém mais, Que ninguém mais. 

 

Percebeu que não é tão difícil como você acahava?

Faça as questões das últimas provas e saia na frente.

Espero ter ajudado.

Grande abraço

Duda Nogueira

 

 

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